Pesquisa diz que 85% das falhas em smartphones acontecem no iPhone

Uma pesquisa realizada pela empresa de segurança S21sec sobre o quanto os aparelhos (e seus sistemas operacionais móveis) estão sujeitos a falhas mostrou que 85% dos erros detectados em 2011 ocorreram em iPhones. Os dados foram apurados de boletins mensais de segurança divulgados por grandes empresas de tecnologia, como Microsoft, Adobe, Applee Oracle; e de consulta feita entre os usuários dos dispositivos móveis.
iPhone: 85% das vulnerabilidades em 2011, segundo estudo (Foto: Divulgação)iPhone tem 85% das falhas de segurança relatadas em 2011 (Foto: Divulgação)
A descoberta do volume de erros de segurança do iPhone surpreendeu os pesquisadores. Como o smartphone da Apple tem uma participação no mercado inferior à de aparelhosAndroid, era esperado também um número menor de problemas. A S21sec acredita, porém, que tanto o Android quanto o iOS terão um aumento considerável de vulnerabilidades nos próximos anos, e isso não só no sistema operacional em si, mas também em aplicativos relacionados a eles. Um exemplo citado no estudo é o iTunes, que teve um número de correções em seu software maior que o do Flash Player, no ano passado.
O relatório conclui informando que existem mais de 5,6 bilhões de dispositivos móveis ativos, com 488 milhões de smartphones habilitados. Para 2015, a expectativa é que o número de smartphones atinja a marca de 631 milhões, o que indica também uma possibilidade de aumento na quantidade de falhas.Por outro lado o relatório deixa claro que essa porcentagem elevada do iPhone está diretamente relacionada à quantidade de falhas na programação das plataformas, e não com os ataques de segurança ao iOS.